Foto: Marcio Mercante/CBTM
Pela 12ª vez seguida Hugo Calderano foi eleito pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) o melhor atleta do ano no tênis de mesa. O mesatenista detém o domínio absoluto da premiação desde 2013, quando ganhou o primeiro troféu. Hugo faturou também outros dois troféus em premiações do COB: foi eleito o atleta da torcida em 2019 e em 2022 e foi o destaque das Olimpíadas Escolares em 2009.
Após a conquista na categoria tênis de mesa, Hugo Calderano concorre agora ao Prêmio Brasil Olímpico (PBO) na modalidade Atleta do Ano Masculino, na qual disputará com Caio Bonfim (atletismo), Henrique Marques (taekwondo) e Yago Dora (surfe).
O ano de 2025 foi o melhor da carreira de Hugo: no total, foram seis títulos no simples na temporada, sendo um deles absolutamente histórico: foi o primeiro atleta das Américas a vencer a Copa do Mundo da modalidade, vencendo o então número um do mundo, Lin Shidong, em decisão disputada na casa do rival, em Macau (CHN). Outro feito memorável de Calderano foi o segundo lugar no Campeonato Mundial de tênis de mesa de Doha (CAT), onde ele se tornou o primeiro mesatenista fora do eixo da Europa-Ásia a chegar na final - onde foi derrotado pelo atual número 1 do ranking da WTT Wang Chuqin (CHN).
Criado em 1999 pelo COB, o PBO é um marco no calendário esportivo do país e homenageia atletas, treinadores, equipes e personalidades que se destacaram durante a temporada. A cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico 2025 será realizada no dia 11 de dezembro, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.