Notícia

Hugo Calderano vai à semifinal do Mundial de Tênis de Mesa e garante primeira medalha do Brasil na história

Brasileiro vence An Jaheyun por 4 a 1 nas quartas de final e agora enfrentará atleta chinês por uma vaga na decisão

23/05/2025 15h00


Hugo Calderano fez história mais uma vez! Nesta sexta-feira, 23, ele venceu o sul-coreano An Jaehyun, por 4 a 1, e se classificou para uma inédita semifinal do Mundial de Tênis de Mesa, em Doha, no Catar. Com isso, também garantiu a primeira medalha do Brasil nessa competição em todos os tempos.

Como no Mundial não há disputa pelo terceiro lugar, pelo menos o bronze já está assegurado por Calderano. Mas ele vai em busca de mais. E neste sábado, 24, enfrentará o chinês Jingkun Liang, às 11h40 (horário de Brasília), lutando por uma vaga na grande decisão.
"Eu fiz um grande jogo, é difícil colocar em palavras. Ele também jogou muito, é muito forte, já tem uma medalha de bronze no Mundial, parabenizo ele. Estou muito feliz e agradecido, quero continuar levando o melhor do tênis de mesa para o Brasil", disse ele, que também analisou o próximo confronto.

"Vai ser um jogo muito difícil, ele (Jingkun Liang) sabe como jogar nos grandes jogos, mas eu vou fazer o meu melhor e espero que seja uma grande batalha", completou.

O jogo
Desde o início da partida, Hugo Calderano mostrou que estava à vontade. Comandou as ações do primeiro set, com muita agressividade nos golpes, e não deu qualquer chance ao adversário. O domínio foi absoluto, confirmado com a tranquila vitória por 11 a 4.
O segundo set teve um roteiro parecido com o primeiro. Após um início com um pouco mais de equilíbrio, logo o brasileiro retomou o protagonismo na mesa e deslanchou no placar, fechando em 11 a 6. 

An Jaheyun melhorou muito seu desempenho no terceiro set. Errou menos, teve mais agressividade e mais competência para defender os ataques de Hugo Calderano. Assim, abriu vantagem logo no início e, mesmo com as investidas do brasileiro para se aproximar no placar, venceu por 11 a 9. 

O quarto set teve uma primeira parte muita equilibrada, com os dois atletas alternando a liderança do placar. Porém, dali em diante, Calderano errou menos, pressionou o sul-coreano e acertou mais seus ataques. A sequência de pontos vitoriosos no fim garantiu a vitória por 11 a 7.

O último e quinto set foi o mais equilibrado de todos. Hugo Calderano chegou a ter três match points, mas An Jaheyun mostrou coragem e ousadia nos golpes para alcançar o empate. Entretanto, o brasileiro logo se recompôs, não desperdiçou a oportunidade seguinte e fechou em 12 a 10, escrevendo um dos capítulos mais importantes da história do tênis de mesa brasileiro. 

A vaga na semi e a medalha garantida aumentam a lista de feitos inéditos de Hugo Calderano para o Brasil. Ele se tornou o primeiro atleta do país a vencer uma Copa do Mundo, neste ano, e também o primeiro a alcançar as semifinais dos Jogos Olímpicos, em Paris 2024, além de várias outras conquistas marcantes
 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?