Foto: Gaspar Nóbrega/COB
Hugo Calderano alcançou um feito histórico neste domingo, 20. O brasileiro se tornou o primeiro jogador de fora da Ásia ou da Europa a vencer a Copa do Mundo, disputada em Macau, e se colocou de vez entre os maiores de todos os tempos da modalidade.
A campanha foi irretocável. Para chegar ao título, venceu o simplesmente o líder do ranking mundial, Lin Shidong, na decisão. Na semi, já havia passado pelo também chinês Wang Chuqin, segundo do ranking, e nas quartas bateu o japonês Tomokazu Harimoto, terceiro do ranking.
Após a partida, Calderano falou sobre a conquista e a trajetória incrível para chegar ao inédito título.
"Antes do torneio, eu não poderia imaginar que eu ganharia. Vencer o número 3, o número 2, o número 1 do mundo... Estar na semifinal já era algo incrível. É muito louco colocar meu nome na história", disse.
Hugo Calderano também se emocionou muito ao lembrar dos momentos difíceis que passou nos últimos meses, sobretudo depois da derrota na semifinal dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Mesmo assim, acabou em quarto lugar com a melhor campanha da história do Brasil.
"Principalmente depois das Olimpíadas, é muito importante ganhar um título como esse. Sempre acreditei em mim mesmo, trabalhei muito. Se você falasse comigo um mês atrás, eu estava muito mal. Eu agradeço o apoio de todos, todas as mensagens, nem sempre consigo responder. Estou muito grato pelo apoio dos meus amigos, da minha família", completou.