Nesta sexta-feira (18), foi realizada a cerimônia de abertura do V Sul-Americano Master, no Velódromo Olímpico do Rio de Janeiro. As disputas já vêm acontecendo desde terça-feira (15) e seguem até domingo (20).
Antes do início da formalidade, foi feito um minuto de silêncio em tributo a Alberto Kurdoglian, o Betinho, que nos deixou na última terça (15). Ele foi um dos principais nomes da Seleção Brasileira nas décadas de 1960 e 1970, três vezes medalha de ouro no Sul-Americano de Duplas Masculinas e tetracampeão brasileiro Absoluto.
Participaram da solenidade André Silva, Vice-Presidente da CBTM, Fernando Joffre, Presidente da CONSUTEME, Alaor Azevedo, Vice-Presidente da ITTF e Assessor Especial CBTM, Carlos Eduardo Petra, Coordenador Especial do Legado Olímpico, Guilherme Schleder, Secretário de Esportes do Rio de Janeiro, Guilhermo Morlacchi, Secretário Provisional da CONSUTEME, Sandro Abrão, Secretário Geral CBTM, Marcelino Cavalcante Neto, Presidente da Federação de Tênis de Mesa do Pará, Caio Souza, Presidente da Federação Baiana de Tênis de Mesa, Israel Barreto, Presidente da Federação de Tênis de Mesa do Amazonas, Marcos Paulo Tavares, Presidente da Federação de Tênis de Mesa do Mato Grosso do Sul, e Rosiane Viana, Presidente da Federação de Tênis de Mesa do Rio
de Janeiro.
"Em nome da Federação Internacional de Tênis de Mesa e da Confederação, na qual ocupo posição de assessoria especial, cumprimento todos os participantes, que vieram de outros países, e os brasileiros, que bateram recorde no número de participações em um evento master internacional. Espero que a gente possa crescer cada vez mais", declarou Alaor Azevedo, que celebrou o calendário intenso da modalidade.
"A Confederação vai fazer cinco eventos internacionais neste ano e esse é o primeiro deles (depois, teremos Para Challenger, WTT Star Contender, Para Elite e Para Pan-Americano). Temos entre 300 e 350 eventos neste ano no Brasil, somos a Confederação com maior número de eventos do mundo. E queremos fazer muito mais", finalizou.
Nesta edição do Sul-Americano Master, foram distribuídas camisas personalizadas com os nomes de todos os participantes e treinadores pela CBTM. Na cerimônia de abertura, foi feita uma entrega simbólica aos atletas Renato Simões e Natália Pereira e à técnica Danielle Bassi.