Foto: Alexander Peixoto
Por Comunicação CBTM
A CONSUTEME (Confederação Sul-Americana de Tênis de Mesa) confirmou a aprovação do Brasil como país-sede do Campeonato Sul-Americano Masters de tênis de mesa 2025, que será realizado de 15 a 20 de abril no Velódromo do Rio de Janeiro. Esta será a primeira vez que o Brasil organiza este tipo de evento, destacando o reconhecimento da CBTM aos Masters – uma categoria que está crescendo vertiginosamente tanto no país quanto internacionalmente.
A escolha do Rio de Janeiro como sede do campeonato foi um pedido dos próprios jogadores sul-americanos, contou com o forte apoio da CBTM e, principalmente de Rosiane Viana, presidente da FTMERJ (Federação de Tênis de Mesa do Estado do Rio de Janeiro)
"Estamos muito felizes com a escolha do Rio de Janeiro para sediar o Campeonato Sul-Americano Masters. Este evento não apenas valoriza a nossa cidade, mas também mostra a força e o crescimento do tênis de mesa Master no Brasil”, afirmou Rosiane Viana.
O recém-eleito presidente da CBTM, Vilmar Schindler demonstra sua força internacional ao conquistar uma sede tão importante. O Sul-Americano Master já tem como meta bater o recorde histórico de inscritos na competição, mostrando seu compromisso com o desenvolvimento do esporte no país.
Para João Irigoyen, atleta masters e nome fundamental para a estrutura do tênis de mesa brasileiro, a competição vem em boa hora para o Brasil. “O futuro do Masters no Brasil, olha, está abrindo novos horizontes. Nós estamos em uma categoria hoje em franco desenvolvimento. No último campeonato brasileiro tivemos mais de 200 inscritos nas mais diversas categorias. A comunidade sul-americana já vinha há muito tempo na expectativa, quando nos encontrava nos eventos, quando é que vocês vão fazer um lá no Brasil? Quando é que vão fazer no Brasil? E o local de escolha não poderia ser outro que não o Rio de Janeiro, porque o evento Masters sempre tem o apelo turístico também”, completou João Irigoyen.
Fora que a cidade já sediou um evento Masters, que até hoje reverbera entre os atletas. O Mundial Masters 2008, no Riocentro, contou com aproximadamente 1800 atletas e foi um sucesso estrondoso.
Com a realização do Campeonato Sul-Americano Masters de tênis de mesa no Rio de Janeiro, o Brasil se posiciona como um importante centro para o desenvolvimento do esporte na região. Esta competição não apenas destaca o crescimento e a força dos jogadores Masters, mas também promove o intercâmbio cultural e esportivo entre os países sul-americanos. Todos estão ansiosos para o início dos jogos e para vivenciar a energia vibrante do Rio de Janeiro, que será o palco perfeito.