Vitor Ishiy é um dos grandes nomes brasileiros que estará em Chapecó - Foto: Daniel Castelo Branco / fvimagem.com
Por Comunicação CBTM
A cidade de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, foi escolhida para sediar a fase decisiva do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro Interclubes de Tênis de Mesa, o maior evento nacional da modalidade e da América Latina. O campeonato será realizado no Parque de Exposições Tancredo Neves (Efapi), de 6 a 15 de dezembro, reunindo mais de mil atletas olímpicos e paralímpicos de todo o país.
Mais de dois mil atletas estarão competindo pela glória eterna no evento que fecha o calendário 2024. Os principais atletas olímpicos serão Giulia Takahashi, Vitor Ishiy, Guilherme Teodoro e Leonardo Iizuka, todos convocados para os Jogos Olímpicos de Paris.
Entre os mesatenistas paralímpicos, Chapecó receberá quatro medalhistas em Paris 2024: Luiz Filipe Manara, Joyce Oliveira, Cátia Oliveira e Claudio Massad.
Segundo Alaor Azevedo, presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), “a infraestrutura de Chapecó nos permite sonhar alto. A ideia é criar um ambiente similar ao WTT Contender, com quatro mesas principais e várias ações paralelas, como lounge, tênis de mesa virtual e praça de alimentação. Queremos que este campeonato seja um divisor de águas para os próximos eventos”.
A realização do TMB Platinum em Chapecó não trará apenas benefícios esportivos, mas também um significativo impacto econômico para a cidade. Agnaldo Veriato Pereira, presidente da Fundação de Esportes de Chapecó, destacou que “o evento trará um grande retorno econômico para o município, incrementando o comércio local, a hotelaria e aumentando a demanda por voos. Este é um dos maiores eventos esportivos que Chapecó já sediou e estamos nos preparando para receber todos os visitantes da melhor forma possível”.
Não é de hoje que Santa Catarina tem se destacado no tênis de mesa, tanto em competições nacionais quanto internacionais. Esta será a quinta vez que o Campeonato Brasileiro será realizado no estado e a segunda vez em Chapecó.
O estado conta com um histórico sólido de sucesso na competição, sendo a Fundação Municipal de Esportes de Concórdia a maior campeã masculina com seis títulos e dois no feminino, além de um título da Associação Joinvilense de Tênis de Mesa também entre as mulheres. Já a seleção catarinense também acumula dois títulos no masculino e sete no feminino.