Vitor Ishiy vibra na semifinal. Foto: Javier Vergara/Santiago 2023 via Photosport
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O Brasil vai em busca do ouro no torneio de equipes masculinas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Neste sábado (4), a equipe brasileira bateu a Argentina por 3 a 2, e busca recuperar o título perdido nos Jogos de Lima, em 2019. Os adversários na decisão serão os canadenses.
A decisão do título está marcada para o domingo (5), às 13h. A competição tem transmissão ao vivo no Canal Olímpico do Brasil, YouTube do Time Brasil, Cazé TV e Panam Sports Channel. As grades de horários e definições dos eventos transmitidos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos serviços de streaming, de acordo com a oferta de sinal da Panam Sports.
Sofrimento na semi
O confronto de duplas começou com os argentinos Horacio Cifuentes e Gastón Alto dominando, impondo o jogo no primeiro set e errando pouco. Na segunda parcial, os argentinos seguiram comandando o placar, apesar da melhora da dupla brasileira Vitor Ishiy e Eric Jouti. O terceiro set teve os brasileiros na frente no início, mas os argentinos emplacaram uma sequência de pontos, viraram e fecharam o duelo em 3 a 0 (4/11, 9/11 e 7/11).
O melhor atleta das Américas veio para a mesa, com o objetivo de buscar o empate no duelo Brasil x Argentina. Hugo Calderano não deu nem muitas chances para Santiago Lorenzo. Com um jogo muito consistente do início ao fim, o campeão individual dos Jogos venceu por 3 a 0 (11/5, 11/5 e 11/7) e deixou tudo igual.
O terceiro duelo teve Eric Jouti e Horacio Cifuentes frente a frente. E o argentino teve o domínio das ações. Venceu o primeiro set por 11 a 8; abriu boa vantagem no segundo e soube administrar, fazendo 2 a 0; no terceiro, foi novamente superior, fechando em sets diretos (8/11, 7/11 e 3/11).
O Brasil precisava vencer as duas partidas seguintes caso quisesse seguir em frente nos Jogos Pan-Americanos. Vitor Ishiy encarou o jovem Santiago Lorenzo, número 78 do ranking mundial. E foi o argentino quem comandou as ações no início, quando venceu a primeira parcial. Vibrando bastante, Lorenzo seguiu melhor na segunda parcial, com Ishiy pecando em detalhes.
Ishiy reagiu na terceira parcial, passou a defender melhor e ter mais tranquilidade, vencendo por 11 a 8. No quarto set, com o atleta do Time Brasil dominando, o técnico argentino pediu tempo. O momento psicológico era todo do brasileiro e ele conseguiu abrir 7 a 1. O argentino se recuperou, chegou a assustar, mas não reverteu o quadro.
O quinto set pegou fogo, com Ishiy abrindo vantagem e o argentino buscando a virada. Nos momentos finais da parcial o brasileiro mandou na mesa e fechou o emocionante confronto, com uma grande virada por 3 a 2 (8/11, 7/11, 11/8, 11/9 e 11/6).
Coube a Hugo Calderano fechar a semifinal. O argentino Gastón Alto deu trabalho no primeiro set, abrindo 1 a 0. Mas o número 4 do mundo fez valer o seu talento a partir do segundo e impôs seu jogo de forma arrasadora. No final, 3 a 1 no placar (10/12, 11/3, 11/3 e 11/9). Que venha a decisão!
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com