Vitor e Bruna ficaram com a prata nas duplas mistas. Foto: Rafael Bello/COB @rafaelreichert
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
A dupla Vitor Ishiy e Bruna Takahashi conquistou a medalha de prata no torneio de duplas mistas dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Na noite desta segunda-feira (30), eles foram superados pelos cubanos Jorge Campos e Daniela Fonseca, na decisão, por 4 a 0 (11/8, 11/6, 11/7 e 11/7). Esta foi a primeira medalha do tênis de mesa brasileiro no Chile, sendo que mais duas já estão garantidas em duplas.
Pela manhã, Bruna Takahashi e Vitor Ishiy conquistaram a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, ao vencerem os canadenses Eugene Wang e Mo Zhang, na semifinal, por 4 a 2. Os dois finalistas do torneio de mistas se qualificavam para a disputa olímpica em 2024.
A dupla cubana, algoz dos brasileiros no Pré-Olímpico de 2021, começou mandando na partida. Abriu 6 a 0, porém Bruna e Vitor conseguiram equilibrar o duelo e chegaram ao empate em 7 a 7. Os cubanos retomaram as rédeas do jogo e fecharam o primeiro set, seguindo muito bem na segunda parcial e errando muito pouco.
O terceiro set continuou mostrando uma dupla cubana bem consistente, variando os saques e impondo seu jogo. O técnico Francisco Arado, o Paco, pediu tempo para tentar mudar o panorama da partida, mas a dupla da América Central seguiu dominando. Os brasileiros chegaram a esboçar reação no quarto set, mas novamente os adversários controlaram o jogo e garantiram a medalha de ouro.
“Tivemos bastante dificuldades no início do jogo, que é o mais importante, pois é onde começa o rali. Eles conseguiram colocar pressão o jogo inteiro, não conseguimos deixar curto muito bem. Estou feliz com a prata, mas não foi do jeito que eu queria ter jogado. Bola pra frente”, disse Bruna, em entrevista ao Canal Olímpico do Brasil.
“É uma mistura de sentimentos. Pois a gente queria o ouro, mas a classificação para a Olimpíada é uma grande conquista. Eles fecharam muito bem o jogo, a gente não conseguia ter a iniciativa, a gente não conseguia contra-atacar. Foi um jogo bem tático, infelizmente não deu certo hoje”, explicou Vitor Ishiy, após sua primeira medalha em Pans.
Mais decisões na terça
O tênis de mesa brasileiro volta a brigar por títulos no tênis de mesa nesta terça-feira (31). A parceria Hugo Calderano e Vitor Ishiy está na semifinal de duplas masculinas e enfrenta os chilenos Gustavo Gomez e Nicolas Burgos, às 14h10. A decisão está marcada para 20h30.
Pouco antes, às 13h20, as irmãs Bruna e Giulia Takahashi encaram as irmãs porto-riquenhas Adriana e Melanie Diaz, pela semifinal de duplas femininas. A decisão do ouro está agendada para 19h20.
O dia também tem jogos importantes no individual, dos dois naipes. Pela manhã, serão disputados os duelos das oitavas de final. De tarde, os confrontos são válidos pelas quartas e valem um lugar no pódio.
A competição tem transmissão ao vivo no Canal Olímpico do Brasil, YouTube do Time Brasil, Cazé TV e Panam Sports Channel. As grades de horários e definições dos eventos transmitidos são de responsabilidade exclusiva dos respectivos serviços de streaming, de acordo com a oferta de sinal da Panam Sports.
Jogos de terça-feira:
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com