Muitos craques! Boa parte dos participantes do Aberto Brasil, disputado em março, estará no Parapan do Chile. Foto de Arquivo: Miriam Jeske.
Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
Estão definidos os nomes que irão disputar medalhas no tênis de mesa dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. A principal competição paralímpica das Américas acontece entre 17 e 26 de novembro e o Brasil terá um time de peso na modalidade: são 26 atletas, muitos medalhistas em Paralimpíadas e Mundiais, que colocam o país, mais uma vez, como um dos favoritos a conquistas no continente.
Nas últimas edições de Parapans, o Brasil se destacou demais no tênis de mesa, sendo a terceira modalidade que mais conquistou medalhas na delegação brasileira. Líder absoluta na modalidade, a Seleção paralímpica de tênis de mesa chegou inclusive a superar, sozinha, o número de pódios de alguns países, onde seria Top 10 do quadro medalhas. Em Lima, foram 19 medalhas individuais, cinco classificações diretas para os Jogos Paralímpicos e mais cinco conquistas de equipes, totalizando 24 vezes em que o Brasil esteve no pódio.
Em Lima, o Brasil levou 30 atletas e 22 deles saíram com, ao menos, uma medalha no peito (mais de 70% dos convocados). Desta vez, serão 26 mesa-tenistas, número máximo de classificados na modalidade, definido pela organização dos Jogos de Santiago. E entre eles, muitos craques, favoritos a brilharem novamente em terras chilenas.
Casos dos medalhistas paralímpicos Aloísio Lima, Cátia Oliveira, Danielle Rauen, Guilherme Costa, Iranildo Espíndola, Israel Stroh e Jennyfer Parinos, além dos medalhistas mundiais Lucas Arabian, Marliane Santos, Paulo Salmim e Sophia Kelmer, todos com conquistas recentes, no Mundial de Granada, em 2022. Um time de peso para buscar medalhas douradas e muitas vagas em mais uma Paralimpíada.
O grupo também tem jovens promessas, que vêm conquistando medalhas em competições mundiais adultas, nos Abertos Internacionais da Federação Internacional de Tênis de Mesa. Nesse time, é possível citar Evellyn Santos, Gabriel Antunes, Lethicia Lacerda e Lucas Carvalho.
Ausência
Por opção da comissão técnica, Bruna Alexandre, atleta número 3 do mundo na classe 10, detentora de quatro medalhas paralímpicas e campeã mundial de duplas, não estará presente aos Jogos Parapan-Americanos, embora tenha sido convocada para a Seleção olímpica que disputará o Pan. A opção é apenas estratégica neste caso, já que ela estará com vaga assegurada nos Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024, por sua posição no ranking mundial. Assim, poderá abrir a possibilidade de classificar outras atletas, da classe 9, diretamente para a competição do ano que vem.
Confira a lista completa de convocados para os Jogos Parapan-Americanos:
Atletas:
Comissão Técnica:
Treinadores: Paulo Molitor, Augusto Corrêa, Alexandre Ghizi e Daniel Peterossi.
Preparador Físico: Felipe Claudiano.
Staff: Tainá Campos.
Cuidadora: Janaína Salazar.
Coordenadores: Sandro Abrão e Gabriel Mayr.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com